CENTRO DE MEIO AMBIENTE
Estudo de Caso
Situado na zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca, numa área de 653.976 m², com uma Vegetação endêmica remanescente da Mata Atlântica e com uma fauna silvestre sofrendo toda uma ação antrópica, em 2007 sete condôminos se uniram numa causa única, ou seja, a conscientização e a preservação desse lugar.
Numa área subutilizda, na implantação do condomínio, a empresa Pontto4 Arquitetura utilizando ao máximo os materiais existentes no local, transformou um barracão de obras em uma sala multiuso para atividades educativas e projetou, nas áreas externas, diversos itens tais como composteiras ( áreas de transbordo, de trituração e de fermentação), minhocário, viveiros de mudas e um quiosque multiuso, surgindo assim o Centro de Meio Ambiente Wyb Hoek, com seus projetos iniciais de educação ambiental eprodução de composto orgânico e húmus de minhocas a partir do material orgânico recolhido através da varrição das áreas comuns do próprio condomínio, aparas de grama e podas de árvores.
Hoje são produzidas anualmente no local uma média de 40 toneladas de composto orgânico, analisado pelo INEA e considerado um excelente condicionador de solo.
Todas as residências do condomínio possuem jardins e há uma prática frequente de renová-los descartando todo o material orgânico na coleta semanal da Companhia de Limpeza Urbana. Sabido o volume de material, foi iniciado então o processo de recolhimento de todas essas espécies e encaminhamento das mesmas para o Centro de Meio Ambiente, transformando-as em matrizes para novas mudas. A produção de plantas ornamentais passou a ser mais uma prática, e com isso foi projetado e executado mais de 5.000 m² de jardins nas áreas comuns do próprio condomínio. Não parando por aí, com esses projetos em pleno desenvolvimento no local, foi dado início a outros, tais como alfabetização de adultos, inclusão digital, educação ambiental, campanhas diversas relativas ao meio ambiente e sustentabilidade, coleta de óleo saturado, coleta para reaproveitamento de eletrônicos e coleta seletiva de lixo.
Com todas essas iniciativas, o Projeto foi vencedor dos prêmios Secovi 2008 e 2009 (primeiro lugar), 2010 (terceiro lugar), CREA Meio Ambiente 2009 e Lagoa Viva 2019. O Projeto recebeu, ainda, a Certificação do Ministério do Meio Ambiente na categoria EDUCARES e hoje somos reconhecidos como referência em Projetos Sustentáveis em condomínios no Município do Rio de Janeiro.
_